Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Música faz parte do álbum Corpo Fechado, Mente Aberta e celebra o encontro entre Rap, repente e embolada, reafirmando as raízes brasileiras do Hip Hop.
No recém-lançado álbum Corpo Fechado, Mente Aberta, o rapper pioneiro Thaíde traz uma faixa que traduz em música o elo entre a tradição popular e a cultura urbana contemporânea. Em “Rep com E”, o artista se une a Caju & Castanha, dupla pernambucana referência na arte da embolada, e ao rapper Arnaldo Tifu, em um encontro que reafirma a força do Rap como herdeiro e continuador das tradições orais brasileiras. Ouça “Rep com E” nas plataformas digitais e assista ao clipe no canal do Thaíde no YouTube.
Na canção, Thaíde evoca a consciência de que o Rap brasileiro é, em essência, um desdobramento do repente e da embolada, gêneros que, muito antes da chegada do Hip Hop norte-americano, já movimentavam as feiras, ruas e praças do país. O refrão – “Eu aprendi / Você tem que aprender / O jeito certo é escrever / O nosso rep com E” – é um manifesto direto, que conecta passado e presente e reivindica a grafia do “Rep” como “Ritmo E Poesia” e também como abreviação de “repente”, deixando claro que a rima improvisada brasileira faz parte da mesma linhagem cultural.
“O repente brasileiro é o RAP brasileiro, só que nós tivemos que primeiro ouvir o Rap norte-americano para desenvolver o nosso aqui. Hoje, a gente tem essa consciência: o nosso Rap é herdeiro do repente e da embolada. Essa faixa com Caju e Castanha é um reconhecimento e uma celebração dessa história”, explica Thaíde.
A música ganha ainda mais corpo com a participação de Arnaldo Tifu, que ajuda a costurar essa ponte entre estilos e épocas. Ao lado dos pandeiros de Caju & Castanha, o beat produzido por Kiko de Sousa e Matheus MxM cria uma atmosfera vibrante, onde rap, repente e embolada se fundem sem fronteiras.
“Rep com E” é uma das faixas que se destaca no álbum Corpo Fechado, Mente Aberta: um projeto que reafirma a importância do Hip Hop como guardião da memória, mas também como espaço de inovação, diálogo e pertencimento.
Créditos: Jardel Rodrigues
Ficha técnica
Vídeos: Jardel Rodrigues
Edicão: Thiago Nascimento
Letra: Thaíde | Caju e Castanha | Arnaldo Tifu |
Produção musical: Kiko de Sousa e Matheus MXM
Produção executiva: Apenas Produções
Figurino: QG NOBRE e Chronic420
Sobre Thaíde
Thaíde é um dos principais nomes do Hip Hop no Brasil, com uma trajetória de 41 anos que se confunde com a história da cultura no país. Pioneiro no Rap, começou como dançarino de Break na Estação São Bento, em São Paulo, e logo se destacou como MC, DJ, compositor e produtor. Além da música, Thaíde atuou como apresentador em programas como A Liga e Manos e Minas, e participou de filmes como Antônia e Dois Coelhos. Atualmente é repórter no programa Melhor da Noite, da Band, onde também tem um quadro “Na Madruga com Thaíde” e possui um projeto como DJ, Thaíde nas Quadradas, resgatando a história dos bailes. Atualmente Thaíde está trabalhando em seu disco “Corpo Fechado, Mente Aberta”. Vamo que vamo que o som não pode parar!
Spotify – YouTube – Instagram – TikTok
TEXTO: Lívia Mello – RNR Assessoria