Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET

Sofia Cupertino lança disco "Venusiana" com participações especiais de Luísa Lacerda e Ilessi - SELIGANAMUSICA®

Sofia Cupertino lança disco “Venusiana” com participações especiais de Luísa Lacerda e Ilessi

Compositora mineira mergulha no universo feminino em seu primeiro álbum produzido por Rafael Macedo

“Venusiana” é o primeiro disco da cantora e compositora mineira Sofia Cupertino, que já vem construindo sua carreira solo e acumulando considerável experiência como artista ao longo dos últimos anos. Produzido por Rafael Macedo, o atual trabalho passou por um longo período de gestação desde a composição das canções até a sua materialização no estúdio.  O tempo dilatado de produção do “Venusiana” se deve ao caráter  intenso e minucioso de sua construção a partir do vasto universo feminino, tema central deste trabalho. No dia 14 de abril (quinta-feira), Sofia apresenta um disco sensível e encantador, com letras elaboradas que versam sobre confrontos e descobertas. Os arranjos são uma espécie de interseção entre a delicadeza e a fortaleza, encontro presente também nas imagens que as músicas projetam. Cupertino desfila sobre eles seu peculiar timbre de voz: doce, intenso e preciso.

O álbum apresenta sete canções de sua autoria com algumas parcerias. É o caso de Serventia, composta junto de Luana Simonini, de Bambuzal, feita em parceria com Greyce Ornelas, de Lua Fina, composta junto de Deh Muss e Deixa Eu, primeiro single do disco revelado em março, feito em parceria com Iara Ferreira. A faixa foi escolhida para inaugurar os caminhos do álbum por ser uma canção inspiradora que vislumbra uma sociedade menos patriarcal e mais igualitária onde mulheres e meninas possam sonhar ocupar lugares que se tornaram, historicamente, exclusivos aos homens. Deixa Eu conta com a participação especial da cantora e violonista carioca Luisa Lacerda, que junto de Ilessi, Iaiá Drumond, Raquel Liboredo e Jack Brazuca formam o time de encontros promovidos (feats) no álbum.

Para coroar o lançamento do disco, no dia 19/04 Sofia lança nas plataformas digitais o clipe da canção “Ventre”, uma das mais densas do álbum por tratar de sentimentos de perda e luto. Com direção de Luís Evo, o clipe dá vida ao eu lírico feminino da música, protagonizado pela própria compositora.

“Venusiana” é uma referência ao arquétipo feminino da deusa Vênus e também ao planeta de mesmo nome.  O astro é o primeiro a surgir pela manhã e o último a se recolher do céu quando a noite chega, unindo assim a luz e a escuridão. O trajeto cósmico de Vênus é quase uma analogia perfeita à potência cíclica do feminino e à ambiguidade fundamental de ser mulher no mundo, com suas dores e belezas.  Este é o  território atravessado pelo disco Venusiana.

O registro foi arranjado e produzido por Rafael Macedo, músico premiado pelo BDMG e que traz no currículo trabalhos com Hermeto Pascoal, UAKITI, Graveola e o Lixo Polifônico, Coletivo A.N.A., Leopoldina Azevedo, entre outros.  Para este álbum escreveu as linhas dos instrumentos base do disco: clarinete/clarone, violoncelo, violão, vozes, vibrafone, baixo acústico e percussões. A banda formada é um time de peso de Minas Gerais composto por Camila Rocha (baixo),  Natália Mitre (vibrafone e percussões), Lauriza Anastácio (violoncelo), Ricardo Jamal (violão), Lauriza Anastácio (violoncelo), Emília Carneiro (Clarinete/Clarone) e participações.

Apesar de este ser seu primeiro álbum solo, Sofia Cupertino iniciou sua carreira solo em 2016. Apresentou-se em projetos como o “Sonora Festival”, “Caixa Acústica”, “Sarau Tranquilo BH”, “Projeto Elas”, “Palco Cantautores”, “Música S.A.”, entre outros. Em 2021, lançou o álbum “Inventário de Mulheres Possíveis”, ao lado de Sol Bueno e Ana F., que se originou como trilha sonora do espetáculo de dança de mesmo nome, da companhia Knesis. Sofia já gravou em discos importantes da cena mineira como no álbum-livro “Líricas Breves para a Construção de uma Alma” (Dea Trancoso), vencedor do Prêmio Flávio Henrique 2021, e que conta com participações de grandes cantoras como Mônica Salmaso e Ná Ozzetti. Integrou projetos como o “Além Disso”, que apresenta releituras lado B do Clube da Esquina, o grupo vocal “Carona Brasil”, dirigido por Babaya e o “Projeto Alpercata”, de músicas autorais. Lançou junto a estes grupos o disco “De lá pra cá – D´aqui p´ra li” (Carona Brasil) e o EP “Vela Aberta” – EP (Alpercata).

SERVIÇO

Sofia Cupertino lança disco “Venusiana”

14 de abril de 2022, quinta-feira, às 0h

Link pre-save:  https://tratore.ffm.to/venusiana

Deixe seu comentário:

CONHEÇA

PUBLICIDADE

ATEL TELECOM
© Jeová Deus nosso único salvador!