Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET

Como vencer a fadiga da pandemia - SELIGANAMUSICA®

Como vencer a fadiga da pandemia

Você já está cansado de conviver com a ameaça da covid-19? Você não é o único! Já faz meses que as pessoas no mundo todo estão tendo que se adaptar por causa dessa pandemia. O Dr. Hans Kluge, diretor regional da Organização Mundial da Saúde na Europa, diz que muitos “fizeram grandes sacrifícios para conter a covid-19”. Daí acrescentou: “Em situações assim, é fácil e normal se sentir indiferente e desmotivado, ou seja, sentir fadiga.”

Se você também está sofrendo com a chamada “fadiga da pandemia”, não desanime. A Bíblia tem ajudado muitas pessoas a lidar com essa época estressante. Ela pode ajudar você também.

 O que é a fadiga da pandemia?

A fadiga da pandemia não é uma doença. Esse termo é usado para descrever a reação natural das pessoas a longos períodos de incertezas e mudanças causadas por uma pandemia. Cada pessoa reage de uma maneira, mas alguns sinais comuns da fadiga da pandemia são:

  • Falta de motivação

  • Mudança nos hábitos alimentares e de sono

  • Irritabilidade

  • Ficar estressado com atividades que antes eram feitas facilmente

  • Dificuldade de concentração

  • Falta de esperança

 Por que a fadiga da pandemia é preocupante?

A fadiga da pandemia é uma ameaça séria à nossa saúde e à de outros. Se não lutarmos contra essa fadiga, nós podemos aos poucos perder a vontade de seguir as medidas para nos proteger da covid-19. Com o tempo, podemos começar a achar que o vírus não é tão perigoso, mesmo que ele continue a se espalhar e a tirar vidas. E por estarmos cansados das restrições, podemos querer mais liberdade, e isso pode colocar a nossa saúde e a de outros em risco.

Durante esse período estressante, muitas pessoas estão sentindo na própria pele o que a Bíblia diz: “Se você ficar desanimado no dia da aflição, sua força será escassa [ou: pequena].” (Provérbios 24:10) A Bíblia pode nos ajudar a lidar com situações desanimadoras, incluindo essa pandemia.

 Que pensamentos bíblicos podem ajudar você a vencer a fadiga da pandemia?

  • Mantenha o distanciamento físico, mas não perca o contato com os outros

    O que a Bíblia diz: “O verdadeiro amigo . . . se torna um irmão em tempos de aflição.” — Provérbios 17:17.

    Por que isso é importante: Amigos verdadeiros nos animam. (1 Tessalonicenses 5:11) Por outro lado, ficar isolado por muito tempo pode prejudicar nossa saúde. — Provérbios 18:1.

    Tente o seguinte: Mantenha contato com seus amigos por chamadas de vídeo, ligações, e-mail ou mensagens de texto. Converse com eles quando você estiver num dia ruim e sempre procure saber como eles estão. Vocês podem falar sobre o que está ajudando vocês a lidar com a pandemia. Também, descubra maneiras de fazer coisas boas para um amigo. Desse jeito, um dia ruim vai se transformar em um dia melhor.

  • Aproveite as oportunidades da situação atual

    O que a Bíblia diz: ‘Use o seu tempo do melhor modo possível.’ — Efésios 5:16.

    Por que isso é importante: Usar bem o seu tempo vai ajudar você a manter uma atitude positiva e não ficar ansioso demais. — Lucas 12:25.

    Tente o seguinte: Em vez de ficar pensando no que você não pode mais fazer, procure maneiras de aproveitar a sua situação atual. Por exemplo, tem algum projeto ou hobby que você agora tem tempo para fazer? Será que você pode passar mais tempo com sua família?

  • Tenha uma rotina

    O que a Bíblia diz: “Que todas as coisas ocorram com . . . ordem.” — 1 Coríntios 14:40.

    Por que isso é importante: Muitas pessoas se sentem mais seguras e felizes quando têm uma rotina.

    Tente o seguinte: Monte uma programação que leva em conta sua situação atual. Reserve períodos específicos para fazer as tarefas escolares, trabalhar e cuidar da casa. Também separe um tempo para cuidar da sua espiritualidade. Além disso, inclua outras atividades importantes, como ficar com a família, passar tempo ao ar livre e fazer exercícios. Daí, de tempos em tempos, mude sua rotina, se necessário.

  • Adapte-se às estações do ano

    O que a Bíblia diz: “Quem é prudente vê o perigo e se esconde.” — Provérbios 22:3.

    Por que isso é importante: Em alguns lugares, dependendo da estação do ano, você pode ter menos oportunidades para pegar sol ou ficar ao ar livre, coisas que são importantes para sua saúde física e mental.

    Tente o seguinte: Se o inverno está chegando, adapte sua sala de estar ou o seu lugar de trabalho para receber o máximo de luz do sol. Planeje atividades ao ar livre que você vai poder fazer mesmo quando estiver mais frio. E se possível, consiga roupas de inverno para você poder passar mais tempo do lado de fora.

    Se está chegando o verão, as pessoas vão ficar mais tempo do lado de fora. Então, cuidado! Quando for sair, planeje aonde ir e escolha horários em que não vai haver aglomerações.

  • Continue a se proteger da covid-19

    O que a Bíblia diz: “O tolo é imprudente e autoconfiante.” — Provérbios 14:16.

    Por que isso é importante: A covid-19 pode matar e, se você baixar a guarda, pode acabar se infectando.

    Tente o seguinte: Sempre procure fontes confiáveis para saber quais são as medidas de segurança que as autoridades locais recomendam, e veja se você ainda está se protegendo o suficiente. Pense em como suas ações vão afetar você, sua família e outros.

 Textos bíblicos que ajudam a lidar com a fadiga da pandemia

Isaías 30:15“Sua força estará em permanecerem calmos e terem confiança.”

O que esse texto quer dizer: Confiar nas orientações de Deus pode nos ajudar a ficar calmos durante tempos difíceis.

Provérbios 15:15“Para o aflito, todos os dias são maus, mas quem é alegre de coração tem sempre um banquete.”

O que esse texto quer dizer: Nos concentrar em coisas positivas pode nos ajudar a não perder a alegria, mesmo enfrentando dificuldades.

Provérbios 14:15“A pessoa ingênua acredita em qualquer palavra, mas quem é prudente pensa bem antes de cada passo.”

O que esse texto quer dizer: Siga as medidas de proteção e não pense que essas restrições são desnecessárias.

Isaías 33:24“E nenhum habitante dirá: ‘Estou doente.’”

O que esse texto quer dizer: Deus promete que vai acabar com todo tipo de doença.

TEXTO: JW.ORG
CONFIRA AGORA!

Deixe seu comentário:

CONHEÇA

PUBLICIDADE

ATEL TELECOM
© Jeová Deus nosso único salvador!